O que não pode faltar em um bom plano de benefícios?

Um plano de benefícios é um conjunto de vantagens complementares à remuneração do funcionário, como o vale-refeição, vale-transporte, etc. Entenda mais!


Você sabia que um grande fator que impacta no índice de turnover e de absenteísmo nas empresas brasileiras é o plano de benefícios oferecido aos funcionários? Os benefícios oferecidos aos colaboradores tem um grande peso no nível de engajamento, motivação e satisfação das equipes.

Além disso, oferecer um bom plano de benefícios dentro da organização é também uma boa forma de atrair novos talentos para o seu negócio, afinal, os benefícios não se tratam apenas de obrigações trabalhistas, mas também são uma forma a mais de valorizar o trabalho dos colaboradores.

Assim, a oferta de benefícios é um grande atrativo para profissionais que estão no mercado de trabalho e funciona como um grande diferencial competitivo nas empresas.

Cada vez mais, os benefícios devem ser pensados estrategicamente pelas empresas e o departamento de recursos humanos deve ser diretamente envolvido nesse processo. Afinal, é preciso envolver os responsáveis pela gestão de pessoas nos benefícios oferecidos às pessoas!

Também é importante ter em mente que um plano de benefícios não é estático: os benefícios precisam acompanhar as mudanças no mercado e na economia, acompanhando as necessidades dos funcionários.

Mas como elaborar um bom plano de benefícios? Como avaliar as necessidades dos funcionários?

A mywork vai te ajudar a entender melhor como funciona a estruturação de um plano de benefícios vantajoso para a empresa e para os colaboradores. Continue com a leitura para saber mais!

O que é um plano de benefícios?

Um plano de benefícios nada mais é do que um conjunto de vantagens e remunerações complementares à remuneração do funcionário, como o vale-refeição, plano de saúde, vale-transporte, entre outros.

O grande objetivo de um plano de benefícios é agregar na motivação e satisfação dos funcionários, fatores que têm um impacto direto na produtividade e na retenção de talentos para as empresas.

Os benefícios podem ser tanto aqueles obrigatórios pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou aqueles que são oferecidos pela empresa voluntariamente, como vale-cultura, day off, entre outros. 

Ambas categorias de benefícios devem ser cuidadosamente estudadas para que as empresas entendam quais são as que melhor se encaixam nas necessidades dos funcionários.

Também é importante dizer que os benefícios não podem estar atrelados ao desempenho dos funcionários, nem mesmo oferecidos apenas a uma parcela dos colaboradores dentro da empresa. O plano de benefícios deve ser oferecido igualmente entre todos os funcionários.

Por que é importante oferecer um plano de benefícios aos funcionários?

Como você já deve imaginar, as empresas que oferecem bons planos de benefícios aos funcionários tendem a ter equipes mais engajadas e satisfeitas com o trabalho. E por que isso acontece?

Ora, porque todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas! 

Quando a empresa cria uma estratégia para oferecer benefícios aos funcionários, a tendência é que as vantagens oferecidas atendam a uma série de necessidades ou desejos dos colaboradores. 

Os trabalhadores que sentem que são valorizados e ouvidos dentro do ambiente de trabalho tendem a ficar mais motivados e envolvidos com as atividades que fazem os negócios decolarem e isso é muito valioso para a empresa.

Além disso, quando a empresa conhece bem os benefícios que está oferecendo, sejam eles obrigatórios ou não-obrigatórios, há menos chances de que surjam problemas trabalhistas, pois há um cuidado maior com as obrigações legais da empresa.

Quais são os benefícios obrigatórios e os opcionais?

Agora que você já entendeu o que é o plano de benefícios, vamos falar um pouco mais sobre as diferentes categorias de benefícios que existem: os benefícios obrigatórios e não-obrigatórios.

Benefícios obrigatórios são aqueles que, como o próprio nome já diz, devem ser oferecidos obrigatoriamente pelas empresas brasileiras. Entre eles, estão:

Já os benefícios não-obrigatórios são aqueles que a empresa pode optar oferecer como forma de motivar e engajar os funcionários, pois tratam-se de vantagens que complementam a renda do trabalhador e ajudam a manter o interesse na empresa. Podemos destacar:

  • Vale-refeição e/ou alimentação;
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Vale-combustível;
  • Vale-cultura;
  • Orientação nutricional;
  • Programas de educação financeira;
  • Programas de capacitação profissional;
  • Descontos em faculdades, cursos, etc;
  • Auxílio despesas/auxílio home office;
  • Vale-presentes, geralmente ofertados no final do ano.
  • Entre outros.

 É bom destacar que empresas de diferentes segmentos podem ter diferentes benefícios obrigatórios a oferecer para os funcionários, como, por exemplo, adicional noturno e adicionais de insalubridade e periculosidade. Por isso, é importante que o departamento de RH conheça bem as leis trabalhistas que envolvem a gestão de funcionários de seu setor.

Ao mesmo tempo, os benefícios opcionais podem variar de acordo com a organização: empresas cujas equipes trabalham de forma 100% remota veem no auxílio home-office uma forma de complementar a remuneração dos colaboradores, enquanto aquelas que trabalham em regime presencial optam por oferecer o vale-transporte ou vale-gasolina.

Por conta das diferenças entre as empresas, as estratégias para montar um bom plano de benefícios também são diferentes entre si. O mais importante neste processo é pensar em quais vantagens são mais valiosas para os colaboradores e podem gerar mais engajamento com a organização.

Como criar um plano de benefícios na minha empresa?

Tanto o RH da empresa quanto as principais lideranças da empresa têm um papel ativo na estruturação de um bom plano de benefícios para os funcionários.

É preciso fazer uma análise cuidadosa das necessidades dos colaboradores e dos recursos da empresa no momento de traçar a estratégia de benefícios e, para te ajudar nesse processo, vamos apresentar um breve passo a passo que pode organizar seu plano de ação.

Defina seu orçamento

O primeiro grande passo para pensar num conjunto de benefícios é definir o orçamento que a empresa tem para cobrir tais investimentos. Isso ajuda a entender o que é possível implementar e o que não é.

Nesse momento, também é importante determinar os objetivos que a empresa quer atingir com um plano de benefícios e como pretende oferecer as vantagens para os funcionários.

Cubra o básico de benefícios obrigatórios e opcionais

Uma vez que o orçamento foi determinado, é importante traçar quais são os benefícios básicos que a sua empresa pode oferecer. Alguns benefícios não-obrigatórios já são tão comuns entre as empresas que os funcionários já esperam recebê-los. 

É sempre bom começar pelo tradicional: vale-transporte, vale-refeição e assistência médica são alguns benefícios mais oferecidos para trabalhadores da CLT.

Uma vez que os benefícios básicos são oferecidos, a empresa pode usar da criatividade para pensar em outras vantagens para o colaborador, como um dia de folga no dia do aniversário (conhecido como day off), sala de relaxamento na empresa, café da manhã no ambiente de trabalho, entre outros.

Entenda as necessidades dos funcionários

A pesquisa entre os funcionários também é muito importante para traçar a estratégia de benefícios. É importante entender quais vantagens são mais procuradas, se há um tipo de benefício que agrega mais valor entre os colaboradores, se os benefícios implementados estão satisfazendo as equipes…

Criar o hábito de ouvir os funcionários é uma ótima forma de avaliar se a política de benefícios está funcionando bem ou não.

Veja os benefícios que a concorrência está oferecendo

Avaliar a concorrência também é  muito importante. Como o plano de benefícios tem como objetivo engajar os funcionários e atrair novos talentos, é fundamental saber quais são as políticas de benefícios que o mercado de trabalho está praticando.

Isso ajuda a calibrar o plano de benefícios dentro da empresa e identificar o que pode funcionar melhor para atrair profissionais qualificados para o seu negócio.

Divulgue os benefícios que serão oferecidos

Também é essencial anunciar os benefícios que sua empresa oferece e isso deve ser feito tanto dentro quanto fora da organização.

Apresentar uma nova política de benefícios aos funcionários gera empolgação com as vantagens que serão recebidas, enquanto anunciá-la nas divulgações de vagas faz “brilhar os olhos” de candidatos que estão em busca de novos desafios.

Faça ajustes no plano, se necessário

Por fim, é essencial que a sua empresa revisite a política de benefício e faça alterações sempre que for necessário. De nada adianta insistir em benefícios que estão ultrapassados e se deparar com times desmotivados e pouca atração de novos talentos.

É importante realizar pesquisas de satisfação periodicamente para verificar se o plano de benefícios atual está agradando os colaboradores e para identificar possíveis mudanças e melhorias.

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