Controle de Ponto

Cartão de Ponto Online: Veja pontos em tempo real

Ter acesso às informações do cartão de ponto online é uma grande vantagem para as empresas e funcionários. Mas como funcionam estes sistemas? Entenda!


Hoje vivemos em um mundo em que temos todas as informações na palma das nossas mãos. Lemos notícias nas redes sociais, aprendemos mais sobre determinado assunto nas enciclopédias online e até conseguimos transferir nossas CNHs e Títulos de Eleitor para aplicativos. Até pouco tempo atrás, no entanto, as informações do trabalho eram muito mais difíceis de acessar. Cartão de ponto online, holerites online, controle de férias online, todas essas funcionalidades hoje são possíveis em sistemas dedicados.

O cartão de ponto online, especificamente, traz uma série de vantagens para as empresas e funcionários. Para começar, o cartão de ponto online traz uma visibilidade para ambas as partes quanto as horas trabalhadas pelo funcionário. Dados de pagamento de horas extras, banco de horas, atrasos e faltas são todos disponíveis, cumprindo efetivamente a lei de controle de ponto.

Além disso, é comum que sistemas de cartão de ponto online permitam que a própria marcação de ponto seja feita pela web ou celular/ aplicativo. Isso traz uma série de vantagens para ambas as partes.

Mas como funcionam estes sistemas de cartão de ponto online? Quais são as vantagens? Quanto custam?

Pensando em responder essas e outras perguntas, nós da mywork resolvemos escrever este artigo.

Como funciona um sistema de controle de ponto online?

Um sistema de controle de ponto online é muito fácil de usar. Para começar, o responsável pela empresa ou o gestor criar uma conta na plataforma em poucos segundos. Feito isso, ele ou ela pode convidar os colaboradores para criar seu próprio login e senha.

Para fazer isso, basta preencher algumas informações básicas de cada funcionário como nome, sobrenome, jornada, telefone etc.

Este processo é muito importante pois garante que só a própria pessoa e o gestor terão acesso às informações do perfil e horas trabalhadas do funcionário.

O funcionário, por sua vez, receberá um convite para acessar a plataforma de controle de ponto online e poderá passar a bater o ponto. Esse ponto só poderá ser batido seguindo as regras estipuladas pelo gestor, que poderá delimitar até mesmo se o ponto pode ser batido no celular do funcionário ou apenas em um dispositivo único (um tablet ou computador na recepção, por exemplo).

Se permitir, o funcionário poderá bater o ponto através de um app de ponto eletrônico disponível tanto na Play Store quanto na App Store.

O aplicativo traz uma série de vantagens como permitir que o ponto seja registrado fora do local do trabalho, mas com a geolocalização disponibilizada.

Isso garante que o funcionário está no local correto quando marcou o ponto. Além disso, o ponto pode ser batido offline, sem acesso a uma rede 3g/4g ou wi-fi.

Uma vez que os funcionários forem batendo o ponto dia a dia, o gestor poderá baixar relatórios que podem ser usados para fazer o tratamento de ponto.

Lá ele poderá também ver todas as informações de horas extras, adicional noturno e banco de horas acumulado dos funcionários. Há também relatórios específicos para o Ministério do Trabalho caso haja uma fiscalização da empresa.

Como funciona um cartão de ponto online?

Um cartão de ponto online pode ser visualizado dentro do sistema de controle de ponto. Tanto o gestor quanto o próprio funcionário conseguem ver na tela inicial do sistema os últimos pontos batidos. Contudo, todos os pontos ficam a disposição para serem visualizados. Isso é uma grande vantagem comparado com os cartões de ponto físicos que tipicamente são de apenas um mês, além de serem de difícil cesso quando não estão sendo mais utilizados no mês subsequente.

Uma outra grande vantagem do cartão de ponto online é que ele fica gravado na nuvem e não pode ser alterado, rasurado ou perdido. Os dados ficam protegidos pelo período que for necessário.

É uma segurança jurídica mais forte para ambas as partes e essencial para processos de solicitação de aposentadoria, por exemplo.

Além de tudo isso, por ser online, é possível dar acesso ao cartão de ponto online ao contador. Com isso, fica muito mais eficiente o processo de elaboração da contabilidade e da folha de pagamento dos funcionários.

Coletar cartões de ponto físicos, transferi-los para uma planilha e passar para o contador é um processo desnecessário e com muitas possibilidades de erro que pode facilmente ser evitado.

Sistemas de cartão de ponto online mais modernos ainda têm integrações diretas com os sistemas de folha de pagamento como Domínio e Contmatic.

Quanto custa um sistema com cartão de ponto online?

Um sistema completo para controle de ponto virtual pode ser muito mais barato que as alternativas tradicionais de controle de ponto como o relógio de ponto biométrico e até mesmo o “grátis” livro de ponto e a planilha de controle de ponto. Inclusive, um estudo feito aqui na mywork identificou que o controle de ponto online é o jeito mais barato de fazer controle de ponto em pequenas e médias empresas.

Tipicamente é cobrada uma mensalidade por funcionário que bate ponto. Dependendo do número de funcionários, esse custo pode ser até inferior a R$5 (Você pode ver os preços da mywork clicando aqui). Aqui na mywork não temos qualquer custo de instalação, suporte e manutenção. Tudo está incluso na mensalidade.

Como o sistema é 100% online, o cliente não precisa comprar um relógio caro e nem gastar tempo ao final do mês processando as informações. O cartão de ponto online fica sempre disponível e atualizado.

E como posso fazer para testar um sistema com cartão de ponto online?

Se você é o gestor ou dono de um pequeno negócio (ou até mesmo de uma grande empresa) você pode testar a plataforma de controle de ponto da mywork sem qualquer compromisso. Para fazer isso é muito fácil. Basta criar uma conta clicando neste link.

Se preferir entender mais sobre como o produto funciona, você pode também ver a nossa página explicativa do sistema de controle de ponto online. Lá você pode preencher nosso formulário que entraremos em contato rapidamente!

Aproveite e acesse nossos artigos para entender tudo o que você precisa saber sobre controle de ponto!

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter