Vantagens da contratação de idosos nas empresas

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Você já imaginou o tamanho da vantagem que é promover a contratação de idosos nas empresas?

Dados do IBGE apontam que no ano de 2060, cerca de 25% da população brasileira terá mais de 65 anos, o que chama a atenção para a necessidade do mercado de trabalho acompanhar o envelhecimento da população.

Um estudo da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia indicou que a quantidade de pessoas com mais de 65 anos que estão trabalhando com carteira assinada aumentou 43% entre 2013 e 2017. Este salto é apenas um reflexo do envelhecimento da população.

Embora o número de idosos nas empresas tenha crescido nos últimos anos, ainda há barreiras de entrada que impedem que tais profissionais preencham cargos nas organizações brasileiras.

Neste artigo, vamos explicar os motivos da dificuldade de ingressar no (ou retornar ao) mercado de trabalho após a terceira idade e como sua empresa pode derrubar essas barreiras e promover a contratação de profissionais talentosos e experientes.

O que caracteriza uma pessoa idosa?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é encarregada de estabelecer com quantos anos uma pessoa é considerada idosa e a idade determinada para isso é de 60 anos. Assim, todos os indivíduos com 60 anos ou mais são considerados oficialmente idosos.

A definição de indivíduos idosos é importante para que os países possam avaliar questões como expectativa de vida, envelhecimento populacional e outros índices que impactam diretamente em questões econômicas, sociais e políticas.

No entanto, essa nomenclatura leva em conta somente o envelhecimento fisiológico, ou seja, do corpo, não suas capacidades mentais, sociais e intelectuais. Muitos idosos, inclusive, optam por permanecer no mercado de trabalho mesmo após a aposentadoria, pois ainda têm energia e disposição para seguir trabalhando. 

Por que apostar na contratação de idosos?

É verdade que muitos processos seletivos em empresas brasileiras focam na atração de profissionais jovens para vagas abertas, pois muitas organizações buscam talentos que podem ser lapidados e dar continuidade aos negócios no longo prazo.

No entanto, muitas empresas podem se beneficiar com a contratação de idosos justamente porque essa prática dá a possibilidade de unir novos talentos com a experiência dos profissionais que já estão no mercado há mais tempo.

Apesar da transformação digital e da migração de muitas atividades para ambientes virtuais, há práticas e conhecimentos de mercado que são insubstituíveis e indispensáveis para o funcionamento das atividades da empresa, o que permite a união de profissionais jovens e idosos.

Enquanto colaboradores mais novos contam com energia, inquietude e vontade de aprender, os mais velhos equilibram o cenário de trabalho com sabedoria, paciência e experiência na área, o que proporciona trocas de conhecimento incríveis para ambas partes.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas por estes profissionais?

Apesar das perspectivas de envelhecimento populacional, o mercado de trabalho ainda apresenta muitas barreiras que dificultam a contratação de idosos nas empresas.

Um grande desafio que muitas empresas não estão dispostas a encarar é a questão de capacitar profissionais mais velhos com novas tecnologias que existem no mercado. 

Dependendo do setor, as demandas por capacitação constante e domínio de dispositivos e sistemas cada vez mais completos são fatores que diminuem a atratividade de profissionais que não são “nativos digitais” e que precisam de um treinamento mais longo e detalhado após a contratação.

Ao mesmo tempo, a contratação de idosos pode não ser tão atrativa para algumas empresas pois quanto mais experiente o profissional, mais alto tende a ser a expectativa salarial. Nem todas as organizações conseguem oferecer, de imediato, salários compatíveis com o nível de experiência e competência de trabalhadores mais velhos e, por isso, optam por não contratá-los.

Ainda que situações como estas sejam comuns, o mercado de trabalho precisa se adaptar à realidade que vem surgindo no país com o envelhecimento populacional e pensar em estratégias para absorver profissionais mais velhos que têm tanto a oferecer para os negócios.

O que diz a lei sobre a contratação de idosos?

A primeira lei que discorre a respeito da contratação de idosos foi a lei 9.029, que proíbe toda e qualquer prática discriminatória no momento de contratação e na permanência de um profissional na empresa. Confira o texto:

Art. 1o  É proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho, ou de sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros, ressalvadas, nesse caso, as hipóteses de proteção à criança e ao adolescente previstas no inciso XXXIII do art. 7o da Constituição Federal.

Essa lei também impede as empresas de determinarem um limite máximo de idade para as vagas anunciadas, de modo a não desincentivar a contratação de profissionais idosos. Tudo depende, é claro, da função que será exercida, mas no geral, a limitação de idade é proibida.

Outra lei muito importante para assegurar a integração de idosos no mercado de trabalho é a lei 8842, que determina a política nacional do idoso. O objetivo do texto é garantir os direitos sociais da população idosa, de forma a assegurar sua autonomia e participação na sociedade.

Quais são as principais vantagens na contratação de idosos?

Embora existam fatores que dificultam a entrada ou retomada de idosos no mercado de trabalho, há uma série de vantagens que as empresas podem aproveitar ao contratar profissionais mais velhos.

De forma geral, colaboradores que estão no mercado há mais tempo tendem a ser mais cuidadosos e pacientes, sem mencionar o grande nível de conhecimento adquirido em anos de experiência profissional. 

Em comparação com profissionais mais jovens, que muitas vezes estão em busca de novas experiências e ainda não sabem exatamente qual estilo de empresa desejam atuar, os trabalhadores mais velhos são mais estáveis, o que tende até mesmo a diminuir o índice de turnover das empresas.

A seguir, veja mais alguns benefícios que a contratação de idosos pode trazer para as empresas:

  • Experiência profissional e de vida:

A contratação de profissionais maduros é uma forma de agregar uma maior bagagem profissional e pessoal às rotinas da empresa. Por se tratar de uma mão de obra qualificada, especialmente se o profissional trabalhou muitos anos no mesmo ramo, a empresa tem muito a ganhar com a contratação.

A experiência de vida também é um grande diferencial que pode ser aproveitado pela empresa. Muitos trabalhadores mais experientes sabem lidar com questões mais subjetivas do ambiente de trabalho, como conflitos entre equipes, integração de novos funcionários, etc.

  • Comprometimento

Como mencionamos anteriormente, trabalhadores mais velhos tendem a ter mais comprometimento com a empresa, pois com o passar do tempo se tornam mais persistentes. 

Também por terem mais experiência com situações de tensão, profissionais idosos costumam ter mais inteligência emocional para lidar com o dia a dia de trabalho, habilidade que pode ser ensinada a outros membros da equipe. Apostar em colaboradores que não desistem fácil certamente é uma boa estratégia para qualquer empresa.

  • Responsabilidade social

Muitas empresas não contratam idosos apenas como uma forma de agregar mais conhecimento e habilidades para os negócios, mas também como uma forma de atuarem com responsabilidade social.

Organizações que já se preparam para o futuro do mercado de trabalho já estão criando estratégias para agregar idosos em seus quadros de funcionários, afinal, quanto mais cedo políticas de contratação igualitária forem aplicadas, mais fácil será a transição de um mercado de trabalho formado majoritariamente por jovens para um mercado plural e livre de estigmas etários.

  • Troca de experiências na empresa

As empresas que entendem que o capital humano e intelectual são seus ativos mais valiosos certamente estão no caminho para o sucesso.

Programas de contratação de idosos são extremamente importantes para unir diferentes realidades e conhecimentos entre os trabalhadores, pois ao mesmo tempo que jovens talentos trazem a inovação, novas ideias, energia e vontade de aprender, os talentos maduros agregam com grande experiência, inteligência emocional, paciência e expertise. 

A contratação de idosos, portanto, é uma ótima forma de implementar o capital humano e intelectual da organização.

Como contratar idosos e promover a inclusão destes na empresa?

Contratar profissionais idosos traz muitas vantagens e muitas responsabilidades para a empresa que decide fazê-lo. Isso acontece porque muitas vezes o profissional da terceira idade precisará se adequar novamente ao mercado e às rotinas de trabalho.

Em empresas que atuam fortemente com tecnologia, talvez seja necessário promover treinamentos e especializações para os mais velhos, para que eles possam dominar as ferramentas de trabalho. 

Ao mesmo tempo, é preciso estruturar processos de onboarding que assegurem a recepção positiva dos trabalhadores idosos por parte do restante da equipe.

É preciso considerar, portanto, a carga horária de trabalho destes profissionais, as atividades que serão realizadas, o acesso e movimentação dentro da empresa e a integração com os demais funcionários.

Ter um RH estratégico, com ferramentas de gestão de pessoas que facilitam o dia a dia dos trabalhadores mais velhos, é uma ótima forma de começar o processo de contratação de idosos. Facilitar processos como a marcação de ponto, o acesso a sistemas de informação e a capacitação profissional como um todo é uma boa forma de começar.

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