relógio de ponto eletrônico relógio de ponto eletrônico

Relógio de ponto eletrônico ou sistema de ponto online: Qual é melhor?

7 minutos para ler

Relógio de ponto eletrônico é algo que existe já há muitos anos no mercado. A grande maioria das pessoas um dia já fez o seu registro de ponto utilizando um relógio de ponto eletrônico que estava preso a uma parede logo na entrada do ambiente de trabalho. Por muito tempo, o relógio de ponto eletrônico foi a única solução disponível no mercado e gestores de departamento pessoal e RH ficavam presos a ele. Contudo, ele também já era uma evolução dos modelos ainda mais antigos de controle de ponto como o livro de ponto e os cartões de ponto. Hoje em dia, porém, há novas soluções de sistema de ponto online que tem revolucionado o jeito que as empresas fazem seu controle de ponto. Por todo o Brasil há gestores se perguntando qual seria a melhor solução para a sua empresa: um relógio de ponto eletrônico tradicional ou algum sistema mais moderno como um sistema de ponto online? Para responder essa pergunta, criamos uma lista de prós e contras dessas soluções para que você possa tomar uma decisão mais informada do que é melhor para sua empresa e seus funcionários

Quais as vantagens do relógio de ponto eletrônico?

O relógio de ponto eletrônico tem algumas vantagens, apesar de seu alto preço. Dependendo do caso da empresa, ele pode ser a melhor solução para controlar o ponto dos funcionários.

  • Conhecimento no mercado: Como o relógio de ponto eletrônico já existe há muitos anos, a maioria das pessoas já teve a experiência de utilizá-lo. Com isso, não há a necessidade de se ensinar a utilizar um novo sistema. Basta fazer o cadastro dos funcionários após a solicitação do produto.
  • Escala para milhares de funcionários: Em empresas com milhares de funcionários, as vezes o processo de instalar um relógio de ponto é mais simples. Apesar da fricção inicial de cadastrar todo mundo, os melhores relógios de ponto eletrônico do mercado tendem a aguentar o alto volume de pessoas no dia a dia. Grandes bancos ou multinacionais tendem a optar por soluções deste tipo, embora algumas delas já tem buscado outras soluções.
  • Integrações bem definidas: O relógio de ponto de ponto eletrônico costuma já criar arquivos que são aceitos pela maioria dos sistemas de folha de pagamento do mercado.

Quais as desvantagens do relógio de ponto eletrônico?

  • Preço: O preço de um relógio de ponto eletrônico tende a ser altíssimo o que o torna praticamente inviável para as pequenas e médias empresas. Ele chega a custar R$2.000 ou até mais dependendo das suas funcionalidades
  • Custos adicionais: É comum que algumas pessoas acreditem que basta comprar o relógio e os custos para controlar o ponto acabaram. Infelizmente este não é o caso. Custos de manutenção, sistemas, softwares a parte para tratamento de ponto e outros trabalhos manuais que precisam ser feitos quando se utiliza um relógio de ponto eletrônico têm que entrar na conta do gestor que está tomando a decisão.

Quais as vantagens do sistema de ponto online?

Há uma séria de vantagens de se utilizar um sistema de ponto online quando comparado ao relógio de ponto eletrônico:

  • Sem custo de instalação: Gastar R$2.000 com um relógio de ponto eletrônico é valor bastante alto para grande parte das empresas, principalmente as pequenas e médias. Hoje em dia, tudo o que ele faz pode ser feito em um computador, tablet ou até mesmo um celular. Alguns sistemas online como o da mywork ainda nem cobram taxa de instalação, suporte ou qualquer outra taxa escondida.
  • Mensalidade baixa: Mesmo empresas que tenham um relógio de ponto têm que contratar um sistema de tratamento de ponto, suporte e serviços de reparo. Na maioria dos sistemas de ponto online no mercado isso acaba sendo passado, pois tudo fica incluso em uma mensalidade baixa por usuário que chega a até R$5 por funcionário por mês.
  • Menor gasto de tempo: Os sistemas de ponto online já preparam relatórios, integram com seu contador, facilitam o tratamento de ponto entre muitas outras atividades que os sistemas de ponto comum não costumam fazem. Isso ajudar a poupar tempo do DP e deixá-los focados nas atividades mais importantes.
  • Segurança: O sistema de ponto online mais modernos estão sempre se atualizando com as mais modernas práticas de anti-fraude e mecanismos para evitar erros. Com isso, as empresas evitam processos trabalhistas e os funcionários têm a segurança que seus direitos estão sendo respeitados.
  • Economia com horas extras: Alguns sistemas do mercado como o da mywork incluem soluções que já possuem o cálculo automático de banco de horas que ajuda a empresas de todos os tamanhos economizarem com esse custo que pode chegar a ser até 10% do total da folha.
  • Suporte dedicado: O suporte das empresas com sistema de ponto online tende a ser superior ao das empresas de relógio de ponto tradicionais. Na mywork, por exemplo, você pode solicitar suporte por e-mail, telefone ou até mesmo no chat!
  • Ponto externo: Empresas que possuem funcionários externos tinham muitas dificuldades em utilizar um relógio de ponto eletrônico. Um sistema de ponto online acaba sendo uma solução para que mesmo os funcionários externos marquem os seus pontos. Para dar segurança ao processo, algumas empresas já oferecem soluções de geolocalização, códigos e alertas para minimizar potenciais fraudes.

Quais as desvantagens do sistema de ponto online?

O sistema de ponto online pode não ser a melhor solução para algumas empresas. Há algumas desvantagens que precisam ser endereçadas para que o gestor tome a melhor decisão:

  • Curva de aprendizado: Funcionários e gestores terão que aprender a utilizá-los, pois, muito provavelmente, esta é a primeira vez que utilizam um sistema semelhante. É possível que nesse período alguns erros aconteçam e algumas pessoas até esqueçam de marcar seus pontos (embora alguns sistemas de ponto já contam com notificações para que o funcionário nunca esqueça da sua marcação)
  • Dispositivos novos: Os sistemas de ponto online tipicamente exigem que sejam utilizados celulares, computadores ou até tablets para fazer seu registro. Isso envolve ou pedir para os funcionários entrarem no próprio dispositivo (o que alguns gestores não se sentem muito confortáveis) ou disponibilizar um equipamento para que as pessoas façam sua marcação lá.

Independente de tudo, o mais importante é que a empresa escolha a solução que vai resolver os seus problemas de maneira definitiva, sejam eles se adequar às regras trabalhistas, minimizar fraudes, ou dar mais agilidade ao seu departamento pessoal. Em alguns casos o relógio de ponto digital pode ser a melhor escolha, mas, em muitos outros, um sistema de ponto online pode trazer mais valor para a empresa. Nós da mywork, temos uma solução de controle de ponto online que já ajuda diversas empresas de todos os tamanhos pelo Brasil a fazer seu controle de ponto de maneira rápida e eficiente. Para aqueles que quiserem testar por 30 dias grátis, basta criar uma conta neste link ou se cadastrar em nossa página para que um representante entre em contato.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário