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Recrutamento Online

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O recrutamento online é uma prática que vem sido adotada cada vez mais por empresas que estão passando (ou já passaram) pelo processo de transformação digital. De forma geral, quando uma empresa está em busca por profissionais qualificados para preencher uma vaga em aberto, é necessário divulgar a vaga e as descrições gerais do cargo para que a atração de candidatos potenciais aconteça.

Esse é o processo de recrutamento que a maioria das organizações costuma fazer. Nos modelos tradicionais, o processo de recrutamento e seleção exige uma série de encontros presenciais, para dinâmicas de seleção e entrevistas com representantes de RH e líderes de equipes.

O ideal é que este processo atraia o maior número possível de profissionais qualificados e alinhados com as necessidades da empresa para a vaga em aberto.

No entanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias e com o avanço da transformação digital, este processo de recrutamento e seleção que exige diversos encontros ao vivo e dinâmicas presenciais vem mudando.

Muitas empresas vêm adotando processos de recrutamento online, que consistem, de forma resumida, no divulgamento de vagas na internet e na condução de entrevistas e dinâmicas em plataformas online, o que transporta parte ou todo o processo seletivo para o ambiente digital.

O uso de tecnologias no dia a dia do departamento de Recursos Humanos é cada vez mais comum, já que vários processos podem ser feitos de forma mais ágil através de meios digitais. 

Durante o período de distanciamento social e quarentena, muitas empresas realizaram uma migração de seus processos de aquisição de talentos para o meio digital, de forma que as estratégias de recrutamento online passaram a ter muita importância para os negócios.

Pensando no processo de transformação digital que vem acontecendo em diversas organizações brasileiras e no crescente movimento de recrutamento online que vem acontecendo nos últimos meses, a mywork elaborou este artigo com as principais informações sobre processos de recrutamento online.

Continue a leitura ou assita ao vídeo para saber mais!

O que é o recrutamento online?

O processo de recrutamento feito pelas empresas consiste na busca de profissionais que têm um perfil adequado e as qualificações necessárias para preencher uma vaga em aberto na organização. Geralmente, o recrutamento conta com várias etapas e características que são pré determinadas pela organização, para que seja possível atrair candidatos que têm o maior potencial para preencher a vaga adequadamente.

Como mencionamos, quando feito nos modelos tradicionais, esse processo exige encontros presenciais para entrevistas e dinâmicas, o que demanda o deslocamento dos candidatos até a empresa (ou local onde serão feitas as etapas de seleção) e um contato presencial entre entrevistador e potencial colaborador.

Com a transformação digital no RH, o processo de recrutamento online vêm se tornando uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas para realizar contratações de novos colaboradores.

O recrutamento online é aquele que é feito através de meios digitais, desde a divulgação da vaga de trabalho até as dinâmicas e entrevistas.

É por meio de sites e páginas especializados em vagas de emprego que a empresa divulga as oportunidades e faz a triagem de currículos e perfis de candidatos que se interessam pela vaga.

Dessa forma, é comum que todo o processo seja conduzido por meios online, desde a divulgação da vaga até a aplicação de dinâmicas, testes de proficiência e lógica e condução de entrevistas.

Muitas empresas optam por utilizar plataformas e softwares especializados em recrutamento online para tornar a seleção mais segura eficiente.

Quais são as vantagens do recrutamento online?

O processo de recrutamento online apresenta uma série de vantagens, principalmente para as empresas que já estão passando (ou já passaram) pela transformação digital em suas rotinas.

Utilizar a tecnologia para otimizar as operações de recrutamento proporciona várias vantagens para os negócios e para os gestores responsáveis por realizar essa atividade. A seguir, você pode conferir alguns dos benefícios do recrutamento online:

  • Redução de custos e ganho de tempo

Tanto a empresa quanto o candidato se beneficiam do recrutamento online, principalmente esse processo é muito ágil e acessível. Divulgar as vagas disponíveis na organização exige gastos mínimos para a companhia e permite que os gestores responsáveis pelo processo tenham mais facilidade e praticidade no momento de filtrar os currículos. 

Além disso, os candidatos têm maior flexibilidade para participar de diversos processos seletivos através de plataformas de recrutamento online, pois uma vez cadastrado o currículo do candidato, é possível aplicá-lo para diversas vagas existentes.

  • Facilidade de cadastramento

Alinhada com a última vantagens mencionada, a facilidade de cadastramento de currículos e perfis em softwares e sites de recrutamento online torna a identificação da vaga de seus pré-requisitos muito mais fácil. 

Os candidatos podem encontrar vagas e candidatar-se para elas de maneira prática e rápida, com pouquíssimo ou nenhum custo e a atualização dos dados do profissional podem ser feitas facilmente.

Isso também permite que o departamento de Recursos Humanos possa acompanhar e controlar a quantidade de currículos cadastrados para cada vaga, as dúvidas que os candidatos podem ter em relação às oportunidades divulgadas, além de facilitar a análise e triagem de perfis interessados na vaga.

Além disso, o recrutamento online que é feito através de tais plataformas evita a duplicidade de currículos, ou seja, o mesmo candidato não pode se candidatar duas vezes para a mesma vaga anunciada.

Isso evita problemas na triagem e economiza tempo dos avaliadores, além de não gerar uma sobrecarga de arquivos de dados.

  • Maior alcance e fluidez do processo

Divulgar as vagas disponíveis na empresa através de páginas e sites especializados permite que mais pessoas tenham acesso à esse tipo de informação, o que possibilita um maior alcance a respeito das oportunidades de trabalho na organização.

Uma vaga que é anunciada pela manhã tem grandes chances de receber vários candidatos ao longo do dia e o departamento de Recursos Humanos pode dar início ao processo de triagem de perfis, o que torna a operação muito mais fluida.

Quanto mais candidatos são impactados, maiores são as chances de recrutamento de profissionais qualificados que atendam às exigências da vaga e ao perfil da empresa, o que aumenta a chance de sucesso do recrutamento.

  • Redução de barreiras geográficas

Por se dar de forma completamente digital e remota, o recrutamento online reduz drasticamente as barreiras geográficas. Se um candidato reside fora da cidade onde é a sede da empresa e é convocado para uma entrevista presencial, dificilmente será possível participar desta etapa da seleção.

No entanto, quando a entrevista pode ser feita de forma remota, através de ferramentas de vídeo, por exemplo, o processo se torna muito mais flexível e permite que os candidatos tenham comodidade e segurança no momento de serem entrevistados.

Ao mesmo tempo, se a empresa trabalha completamente em regime de home office, o processo de recrutamento online é o carro chefe no momento de prospecção de novos talentos para as equipes.

Isso porque além de permitir a triagem de uma base muito grande de perfis, também possibilita que a empresa contrate profissionais altamente qualificados de qualquer lugar do mundo.

  • Criação de um banco de talentos

As empresas que realizam o recrutamento online têm a oportunidade de reunir os mais diversos currículos toda vez que uma vaga é anunciada. A vantagem desse processo é que, mesmo após a triagem, as entrevistas e a contratação do funcionário escolhido, a organização já tem em sua base uma seleção de todos os candidatos que podem ter a qualificação e o perfil adequados para outras vagas dentro da empresa.

Assim, o recrutamento online permite a criação de um bando de talentos próprio da empresa, no qual o departamento de Recursos Humanos terá diversas referências de profissionais qualificados para futuras contratações.

  • Facilidade de uso para o candidato

Cada vez mais os departamentos de RH se veem desafiadas a criar jornadas de contratação instigantes, motivadoras e prazerosas para seus futuros colaboradores.

Ter um processo fácil e acessível de candidatura às vagas divulgadas pelas empresas é fundamental, pois isso contribui para uma melhor experiência dos candidatos e facilita a integração e a boa impressão em relação aos processos da empresa.

  • Mais informações sobre os candidatos

Ao realizar um processo de recrutamento online através do Linkedin, por exemplo, pode fornecer informações valiosas a respeito dos candidatos à vaga divulgada, pois a rede permite que os recrutadores avaliem determinadas informações que nem sempre aparecem no currículo do profissional.

Através das redes é possível identificar projetos profissionais e pessoais desenvolvidos pelos candidatos, suas áreas de interesse, as publicações com as quais se engaja, etc., o que pode ajudar a empresa a ter uma visão mais holística do perfil de cada candidato.

Como adotar o recrutamento online na empresa?

Há uma série de fatores importantes para a adoção de processos de recrutamento online nas organizações. A seguir, você pode encontrar algumas dicas a respeito da implementação dessa prática nas rotinas de seu RH.

  • Faça o planejamento estratégico: é importante que o RH planeje o processo de recrutamento e seleção de maneira cuidadosa antes de implementá-lo. Entender as necessidades do processo dentro da empresa e as condições necessárias para que a operação aconteça de maneira eficaz é fundamental para o sucesso.

    É importante identificar qual o tipo de perfil buscado, onde é possível encontrar os profissionais desejados, o que será avaliado na primeira etapa do processo, o que acontecerá depois do envio da candidatura, etc. 
  • Defina canais: é essencial que o canal de divulgação de vagas e prospecção de currículos seja definido de acordo com o planejamento estratégico realizado. Isso é fundamental para um recrutamento mais ágil e efetivo.
  • Divulgue as vagas de maneira atrativa: uma vez determinado o canal de divulgação das oportunidades de trabalho na empresa, é necessário divulgá-las da maneira correta. Descrever as responsabilidades do cargo, o nível de escolaridade requerido e os pré-requisitos é fundamental para que os candidatos identifiquem oportunidades e se candidatem corretamente.

Além disso, quanto melhor divulgada a vaga, maiores são as chances de prospecção de perfis alinhados às exigências da empresa.

  • Aplique testes, se for necessário: muitas plataformas de recrutamento online permitem que as empresas solicitem testes aos candidatos. Assim, é possível avaliar o nível de inglês de um profissional ou realizar testes de lógica e avaliar se o desempenho do candidato corresponde às exigências da empresa.
  • Realize entrevistas por vídeo: da mesma forma que é possível realizar a triagem de currículos e aplicação de testes por meios digitais, também existem ferramentas que permitem a condução de entrevistas à distância. 

    Muitos profissionais de RH já incorporaram essa rotina nos processos de recrutamento online, o que permite não só mais agilidade no processo, como também evita a necessidade de deslocamento até a empresa e permite que o entrevistador compartilhe o vídeo da entrevista com outros gestores.
  • Monitore perfis: além de avaliar os perfis de profissionais que já se candidataram para as vagas, os recrutadores também pode utilizar as plataformas para encontrar candidatos que têm aderência com as oportunidades da empresa para, assim, realizar propostas de emprego.

Considerações finais

O recrutamento online é uma estratégia que vêm ganhando cada vez mais relevância dentro do universo de RH e é praticamente imperativo que as empresas se atualizem em relação essa operação. 

Há uma série de vantagens em digitalizar rotinas internas de Recursos Humanos e as organizações já podem contar com soluções não apenas de recrutamento online, mas também de controle de ponto online e controle de horas, por exemplo, como é o caso da mywork.

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