Admissão de Funcionários

Recrutamento às Cegas

O recrutamento às cegas é o processo que analisa as competências dos candidatos a uma vaga sem expor suas características pessoais. Veja como aplicar!


Com as constantes mudanças no mercado de trabalho, as empresas se veem diante de muitos desafios envolvendo a melhoria dos processos seletivos para a contratação de novos colaboradores e uma das grandes novidades neste cenário é o recrutamento às cegas. Você já ouviu falar nele?

Esse método de recrutamento e seleção de profissionais para uma ou mais vagas em aberto nas empresas é uma forma de incentivar o aumento da diversidade de perfis que são escolhidos para as contratações num processo seletivo.

No geral, o recrutamento às cegas reduz drasticamente potenciais vieses e preconceitos que podem acontecer durante um processo seletivo, pois diminui o contato dos recrutadores com uma série de fatores objetivos que poderiam influenciar na tomada de decisão.

Além disso, o recrutamento às cegas é uma excelente oportunidade para a criação de equipes multidisciplinares e com diversas origens, o que enriquece a troca de conhecimentos entre os trabalhadores.

Ao longo deste artigo, a mywork vai te contar um pouco mais sobre o processo de recrutamento às cegas e sobre como essa dinâmica de seleção pode beneficiar diferentes tipos de empresas. Vamos lá?

O que é recrutamento às cegas?

O recrutamento às cegas é o processo que analisa as competências e habilidades dos candidatos a uma vaga sem expor características pessoais do profissional, como nome, gênero, idade, instituição de ensino em que o profissional se formou, localização da moradia e experiências de trabalho anteriores. 

Em outras palavras, consiste numa ocultação de características que não influenciam (ou, pelo menos, não deveriam influenciar) na contratação para uma vaga.

E por que este método é interessante? 

Muitos avaliadores, mesmo que de maneira inconsciente, julgam os candidatos com base em estereótipos e vieses que não necessariamente impactam nas competências profissionais dos participantes do processo seletivo. 

Infelizmente, machismo, racismo, capacitismo e etarismo são alguns fatores que ainda impactam nas contratações de algumas empresas e para alguns cargos.

Situações como essas devem ser evitadas e, por isso, o recrutamento às cegas é uma ótima forma de eliminar preconceitos e seleções baseadas apenas em afinidades.

O recrutamento às cegas, portanto, é uma ótima ferramenta para criar mais diversidade nas empresas sem que fatores externos influenciem no processo seletivo.

Como funciona o recrutamento às cegas?

Realizar o recrutamento às cegas exige uma certa adaptabilidade por parte da empresa, afinal, a forma mais eficiente de implementá-lo é usando tecnologias desenvolvidas para recrutamento.

O sistema que ajuda no recrutamento às cegas permite que os candidatos façam um cadastro na plataforma, preencham alguns dados solicitados e enviem para a empresa. Assim que isso for feito, a empresa receberá um currículo “cego”, ou seja, no qual as informações pessoais do candidato são ocultadas.

O profissional responsável pela seleção dos currículos poderá, então, avaliar as habilidades e competências de cada um dos candidatos sem se deixar influenciar por características pessoais, como gênero, raça, classe social, orientação sexual, estado civil, idade, deficiências físicas, etc.

Após essa triagem de perfis, a empresa poderá agendar as entrevistas, que podem ser presenciais ou online.

Na maior parte dos casos, a entrevista online é escolhida para que os recrutadores apenas escutem a voz dos candidatos, sem que haja julgamentos relacionados às aparências. Existem processos que também usam ferramentas que distorcem a voz dos entrevistados para manter o anonimato.

A entrevista, em si, deve focar nas competências e experiências profissionais do candidato e auxiliar no entendimento do fit cultural com a empresa.

Por que a tecnologia ajuda na seleção às cegas?

Empresas que usam a tecnologia como aliadas à contratação às cegas percebem uma série de vantagens.

A principal delas é a facilidade na triagem de currículos: quando a empresa cadastra no sistema de recrutamento as competências básicas que os candidatos devem apresentar para a vaga em aberto, a ferramenta de triagem faz a identificação destas habilidades automaticamente nos currículos cadastrados. 

A partir daí, o fluxo de seleção prossegue com a triagem dos perfis que melhor atendem às exigências da empresa, sem que características subjetivas dos candidatos impactem na escolha.

Esse tipo de tecnologia também facilita a determinação do perfil profissional que a empresa busca, através da identificação de soft skills dos profissionais candidatos à vaga.

A tecnologia também segue como aliada em outras rotinas após o processo seletivo, como na avaliação de desempenho dos funcionários, nas medidas de satisfação das equipes e no controle de ponto dos colaboradores. 

A mywork é um sistema de controle de ponto online que otimiza as rotinas de milhares de departamentos pessoais em todo Brasil. Você pode clicar aqui e conhecer a plataforma durante 15 dias gratuitamente.

Vantagens do processo de recrutamento às cegas

Agora que você já sabe o que é o recrutamento às cegas, vamos falar mais sobre as vantagens que esse processo traz para as empresas.

Imparcialidade no recrutamento

A seleção às cegas garante que os recrutadores não se deixarão influenciar por possíveis preconceitos com diferentes raças, etnias, gêneros, idades e condições físicas dos candidatos.

Tal imparcialidade leva em consideração apenas o que os profissionais que estão no processo de seleção têm a oferecer e agregar na empresa, priorizando, assim, os talentos apresentados.

Garante a diversidade de colaboradores

Como consequência da imparcialidade, uma das principais vantagens que a seleção às cegas agrega nas organizações é a garantia de que os perfis selecionados não serão baseados em afinidades dos recrutadores e, sim, nas competências de cada profissional.

Dessa forma, há um grande espaço para que equipes diversas e multifacetadas sejam estruturadas dentro da empresa, pois há maior chance de que se contratem profissionais de diferentes raças, etnias, idades, gêneros e orientações sexuais que trocarão experiências, pontos de vista e conhecimentos variados.

Cultura organizacional positiva

Ao priorizar talentos ao invés de aparências e afinidades, a empresa passa a construir uma cultura organizacional forte e respeitosa, na qual as equipes são estruturadas de acordo com suas competências. 

Além de estabelecer uma cultura organizacional positiva, o recrutamento às cegas também impacta positivamente na construção de uma boa marca empregadora.

Aumento da produtividade

Quando a organização prioriza as competências de habilidades de um profissional, a tendência é que a contratação de trabalhadores engajados e alinhados com os objetivos da empresa seja certeira.

Isso impacta diretamente na produtividade das equipes, pois quanto mais alinhadas às metas da organização são as pessoas, maior é a produtividade e melhores são os resultados.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter