Admissão de Funcionários

O que é atração de talentos e por que é importante?

As empresas que traçam estratégias de atração de talentos tendem a ter os melhores resultados no setor em que atuam. Acesse a mywork e entenda! Não Perca!


O capital humano de uma empresa, ou seja, as pessoas que nela trabalham, são, sem dúvidas, as principais motoras de sucesso do negócio. Por isso, as empresas que traçam estratégias de atração de talentos tendem a ter os melhores resultados no setor em que atuam.

Para que isso seja possível, as equipes do departamento de recursos humanos, especialmente aquelas que lidam diretamente com recrutamento e seleção, precisam estar preparadas para prospectar os melhores candidatos para as vagas que são abertas na empresa.

E nesse processo é super importante avaliar os candidatos além do currículo! É claro que uma formação adequada e o cumprimento dos pré-requisitos da vaga são fundamentais para a atração de talentos, mas também é muito importante avaliar o fit cultural dos candidatos, o nível de senioridade buscado para a vaga, etc.

Para te ajudar a entender melhor como o processo de atração e de retenção de talentos pode ser potencializado, a mywork elaborou este artigo com dicas especiais sobre o assunto.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é atração de talentos?

Consideramos “talento” todo profissional que apresenta um alto desempenho nos cargos que ocupam. Em outras palavras, são os profissionais que reúnem as competências e comportamentos necessários para realizar o trabalho com excelência.

A atração de talentos é todo conjunto de estratégias e técnicas usadas no recrutamento para contratar os profissionais ideais para as vagas da empresa. É um conceito simples, certo?

Geralmente, este processo é muito valorizado dentro da organização, pois ter uma equipe formada pelos melhores profissionais impacta diretamente e positivamente nos resultados da empresa.

Além disso, trabalhar a atração e retenção de talentos ajuda a construir a marca empregadora da empresa, também chamada de “employer branding”, que também ajuda a aumentar o interesse dos profissionais pela organização.

Por que é importante criar uma marca empregadora?

A marca empregadora, ou employer branding, é o termo que descreve a construção da imagem da empresa como um bom lugar para se trabalhar. Ou seja, é o conjunto de esforços que criam a imagem positiva da organização diante do mercado de trabalho.

Alguns fatores que impactam na criação da marca empregadora são:

  • A forma como a empresa trata seus funcionários;
  • A cultura organizacional;
  • A comunicação interna na empresa;
  • O conjunto de benefícios oferecidos pela empresa;
  • O nível de salários que é pago para os funcionários;
  • As políticas de inclusão e diversidade na empresa.
  • A existência de um plano de carreira e de possibilidades de crescimento profissional;
  • O incentivo à especialização;
  • A oferta de treinamentos.
  • Entre outros.
Atração de Talentos

Como você já deve ter percebido, há uma série de fatores que são importantes na construção da marca empregadora. E como tudo isso se relaciona com a atração de talentos?

Ora, para atrair os melhores talentos, é necessário que a sua empresa tenha uma boa reputação entre os profissionais do mercado de trabalho! 

É por esse motivo que a construção da marca empregadora é tão importante: com ela, os esforços para a entrada de novos talentos não são feitos apenas pela empresa, mas também pelos próprios profissionais, que passam a se interessar pelas vagas em aberto e buscam formas de preenchê-las.

Por que investir na atração de talentos?

A atração de talentos não deve ser uma tarefa pontual. Pelo contrário! É uma estratégia de aquisição e gestão de pessoas que deve ser repensada e elaborada constantemente, para refletir e solucionar as demandas da empresa.

É importante que os recrutadores fiquem alertas aos profissionais que podem ser prospectados quando novas oportunidades surgem nas empresas. Entre os principais benefícios que a atração de talentos pode trazer para a organização estão:

  • Inovar nos projetos;
  • Ter mais agilidade para acompanhar as demandas do mercado.
  • Contratar de forma consciente e constantemente;
  • Promover experiências positivas para candidatos;
  • Usar os dados do recrutamento nas decisões estratégicas da empresa;
  • Comunicar os valores da marca empregadora para o mercado;
  • Aprimorar as técnicas de recrutamento da empresa;
  • Redução de custos com processos seletivos;
  • Entre outros!

Ademais, atrair novos talentos é uma rotina comum para todas as empresas que têm como foco o desenvolvimento e crescimento dos negócios, pois é uma consequência direta da expansão de equipes de qualidade.

A atração de talentos também ajuda a reduzir o índice de turnover da organização, já que foca na prospecção de talentos que tendem a ficar mais tempo nas vagas disponíveis.

O sistema de controle de ponto digital da mywork pode te ajudar a avaliar o estado do índice de rotatividade da empresa antes e depois da atração de talentos, pois, entre suas muitas funcionalidades, permite o acompanhamento das faltas e atrasos dos funcionários.  Você pode testar o controle de ponto online da mywork gratuitamente clicando aqui e usá-lo como ferramenta aliada à sua atração de talentos.

[hubspot portal=”4443355″ id=”228d461d-09e4-4c8c-bd66-2a7bf1f5fb92″ type=”form”]

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter