Jornada de Trabalho

Assiduidade no trabalho: O que é e qual a importância?

A assiduidade indica o quanto um profissional está comprometido com suas entregas e com suas atividades como um todo. Entenda!


A assiduidade é um dos indicadores de produtividade e engajamento mais importantes de uma organização. 

Quando um profissional é contratado em uma empresa, é esperado que ele se dedique às suas atividades para garantir o bom andamento do trabalho e dos negócios como um todo. No entanto, há situações em que a produtividade do dia é comprometida por atrasos ou faltas inesperadas. 

Mas calma! Isso é comum! Faltas e atrasos não planejados são mais normais do que imaginamos e, no geral, não costumam causar tantas complicações. O problema é quando as ausências e atrasos passam a ser não uma exceção à regra, mas uma rotina de um ou mais colaboradores.

Por isso, é normal que as empresas utilizem a assiduidade como um dos indicadores de desempenho e produtividade de seus funcionários, já que essa é uma forma de avaliar o engajamento e o comprometimento dos colaboradores às suas tarefas.

Mas, afinal, o que é ser um trabalhador assíduo? Como é possível monitorar a assiduidade das equipes?

A mywork preparou esse artigo para te ajudar a entender exatamente o que é a assiduidade e qual sua importância para o dia a dia das empresas, além de trazer dicas de como os gestores de RH podem fazer o monitoramento da assiduidade dos colaboradores.

Quer saber mais? Então vamos à leitura!

O que é Assiduidade?

De acordo com o dicionário, Assiduidade é uma palavra com origem do Latim, e significa constância, regularidade, consistência e frequência. De forma geral, pode ser usada para descrever o indivíduo que cumpre suas obrigações e seus compromissos com afinco e esforço.

Tal esforço e comprometimento podem ser observados de diversas formas dentro de uma empresa. Por exemplo, um funcionário que chega ao trabalho sempre no horário certo, evitando atrasos desnecessários, e se dedica com afinco em suas atividades diárias pode ser considerado um trabalhador assíduo.

O que é a Assiduidade no Trabalho?

braço feminino vestindo uma malha de tricot rosa claro e exibindo relógio com ponteiros e aro dourados

Agora que você entendeu o que significa a assiduidade, podemos falar mais sobre essa questão dentro do ambiente de trabalho.

Você percebeu que uma pessoa assídua é aquela que cumpre com seus compromissos e tem um desempenho confiável e constante em suas tarefas. E, dentro de uma empresa, a expectativa é que todos os funcionários sejam assíduos, já que a contratação de profissionais é precedida pelos contratos que oficializam o compromisso do colaborador com a organização e vice-versa.

Dentro do trabalho, portanto, a assiduidade indica o quanto um profissional está comprometido com suas entregas e com suas atividades como um todo.

Qual a importância dessa característica?

Essa é uma característica que vários profissionais devem desenvolver, pois é muito valorizada nas empresas. Afinal, o trabalhador que traz em sua bagagem comportamental o comprometimento com os negócios e o desempenho confiável é um profissional valioso para qualquer organização.

Além disso, um profissional assíduo costuma gerar um impacto positivo nos demais colaboradores, pois há uma tendência de que as equipes se inspirem pelo comprometimento e entregas de qualidade feitas por esse tipo de colega. Ter um funcionário que projeta tais qualidades para o restante da empresa é uma vantagem para qualquer negócio.

Ademais, a assiduidade, quando exercitada por todas as pontas da empresa, pode influenciar positivamente nos seguintes fatores:

  • Lideranças que confiam no desempenho de suas equipes e vice-versa;
  • Aumento do “senso de dono” dos colaboradores;
  • Aumento da credibilidade das equipes e da empresa como um todo;
  • Facilidade na integração e onboarding de novos talentos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento dos resultados e crescimento do negócio;

Há vários outros fatores que podem ser positivamente impactados pelo exercício constante da assiduidade na empresa e muitos deles (senão todos) têm como resultado o aumento da produtividade e a melhoria dos negócios como um todo.

Qual é a diferença entre pontualidade e assiduidade?

parte superior de um relógio vermelho em frente a fundo laranja claro

É normal que os termos assiduidade e pontualidade se confundam, afinal, um geralmente é usado como sinônimo do outro. Nesta seção vamos entender melhor quais são as diferenças entre ambos fatores.

A assiduidade, como você já sabe, significa o comprometimento com suas obrigações de forma constante e confiável.

No entanto, nem sempre o trabalhador mais assíduo será o mais pontual! – Embora isso seja pouco comum.

Isso porque a pontualidade está associada ao horário, ou seja, ser pontual significa chegar aos compromissos na hora certa. Mas não necessariamente significa desempenhar suas tarefas de forma constante e confiável.

Ficou claro? Para te ajudar a entender melhor a diferença, selecionamos a seguir alguns sinônimos que podem substituir a expressão “Assiduidade”. Observe que eles não podem ser usados como sinônimo de “Pontualidade”:

  • Dedicação;
  • Obstinação;
  • Precisão;
  • Rigor;
  • Constância;
  • Frequência.

É importante destacar que embora as palavras não signifiquem a mesma coisa, ambas andam de mãos dadas! Afinal, é extremamente difícil que um profissional seja extremamente assíduo se chegar atrasado ao trabalho todos os dias, por exemplo. O mesmo vale para o colaborador que é extremamente pontual, mas não se dedica com afinco à realização de suas tarefas.

As duas informações devem ser analisadas separadamente para medir a produtividade dos colaboradores para, então, serem cruzadas.

Como a empresa pode saber se um colaborador é assíduo?

As entregas de um colaborador assíduo são aquelas feitas com muito empenho e comprometimento. 

Dentro das equipes de um departamento, por exemplo, pode ser fácil para que os colegas avaliem a assiduidade um do outro, mas para o departamento pessoal e de Recursos Humanos isso pode não ser tão simples.

Isso porque a assiduidade é uma métrica de produtividade dos funcionários e há uma série de fatores que podem influenciar nessa avaliação. Contudo, há algumas estratégias que podem ajudar os gestores a conduzir essa análise.

Através de pesquisas de satisfação interna feitas com os funcionários, é possível mapear os pontos positivos da empresa e aqueles que podem ser melhorados. 

Há alguns questionamentos que podem ser feitos para entender como anda a assiduidade dos colaboradores na empresa, como por exemplo:

  • Existe alguma dificuldade nas instalações da empresa que pode estar afetando o comprometimento dos funcionários? (Tais como o tamanho do escritório, materiais de trabalho, insumos, etc);
  • Como está o relacionamento dos gestores e seus subordinados? Há alguma dificuldade de comunicação ou situações delicadas?
  • Como é o relacionamento da equipe entre si? E com outras equipes?
  • Há algum colaborador, time ou departamento que está sobrecarregado? É preciso contratar mais funcionários?
  • Estão sendo feitas muitas horas extras na empresa?
  • O que o RH pode fazer para desenvolver os colaboradores menos assíduos?

A partir dessa pesquisa de clima organizacional inicial, os profissionais de RH tem uma base sólida de informações que podem ser utilizadas na melhoria da assiduidade geral da organização.

Como calcular a assiduidade dos funcionários?

A melhor solução para acompanhar e calcular a assiduidade dos funcionários é um bom controle de ponto, pois esse tipo de sistema permite que o departamento de RH saiba os horários de entrada, intervalos intrajornada e saída dos colaboradores bem como suas horas extras. 

mulher vestindo camisa branca sentada à mesa de trabalho com um lápis na mão, cercada por uma calculadora, papeis, computador, celular e óculos

Ter esses dados registrados de forma segura ajuda os gestores a analisar a assiduidade e pontualidade dos funcionários de forma mais clara. Além destes fatores, um controle de ponto eficiente ajuda os gestores a calcularem o índice de absenteísmo dos funcionários, que indica a quantidade de faltas e atrasos dos colaboradores.

A mywork pode te ajudar com isso! O sistema de controle de ponto online da mywork permite que os funcionários registrem o ponto através de um aplicativo no próprio celular e os gestores terão acesso a todos os pontos batidos, às horas extras, atrasos, faltas e diversas outras informações sobre a jornada de trabalho de todos os funcionários. 

Você pode testar o sistema de controle de ponto online da mywork gratuitamente clicando aqui!

Com esses dados, é mais fácil ter insights sobre a assiduidade dos colaboradores, mas lembre-se: não basta apenas ter os dados numéricos sobre as horas trabalhadas ou o apenas o índice de absenteísmo para entender se suas equípes são assíduas ou não!

É preciso conduzir as pesquisas de clima organizacional citadas anteriormente e cruzá-las com as percepções geradas a partir dos dados encontrados no acompanhamento das jornadas de trabalho diárias.

Dicas para exercitar a assiduidade

Assim como todas as habilidades que temos, a assiduidade também pode ser desenvolvida tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Há algumas práticas que podemos realizar para exercitarmos essa competência.

  • Conheça seu ritmo de trabalho e seus pontos fortes

Você deve conhecer o seu ritmo de trabalho para ter uma ideia de quantas atividades consegue realizar por dia e estimar, em média, quanto tempo precisa para realizar cada uma com qualidade. Ter esse conhecimento é importante para que você se comprometa com aquilo que realmente consegue realizar.

Também é importante conhecer seus pontos fortes para que você possa aproveitá-los no desenvolvimento de suas atividades diárias. Isso é um grande diferencial na execução do seu trabalho.

  • Crie e siga seu planejamento

Quando você entende o que consegue realizar a cada dia, fica mais fácil criar um planejamento diário de tarefas que precisam ser realizadas. Com a estruturação e cumprimento de pequenas metas diárias, a realização de tarefas é mais palatável, contribuindo para o aumento da satisfação pessoal, da produtividade e do senso de dever cumprido.

  • Mantenha a atividade

Assim como perdemos massa muscular quando deixamos de treinar, a assiduidade também pode ser perdida se deixarmos de praticá-la. Isso não significa que você sempre terá compromissos a serem seguidos, ou que não terá nenhum momento de descanso. De forma alguma!

Isso quer dizer que quando houver alguma obrigação a ser cumprida, seja no trabalho ou na vida pessoal, você terá mais desenvoltura e capacidade de realizá-la.

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter