Controle de Ponto

Livro de Ponto: Problemas e benefícios de usá-lo para controlar ponto

Está com dúvidas em relação a Livro de Ponto? Acesse a mywork e tenha acesso às melhores informações sobre o assunto. Venha!


O controle de ponto de funcionários é muitas vezes visto como um custo para a empresa. É comum ouvir que ele faz parte do “Custo Brasil” e onera empresas pequenas e médias. Mesmo alguns funcionários não são muito cuidadosos ao fazer o controle da sua jornada, seja por um sistema moderno de controle de ponto digital ou pelo antigo livro de ponto.

Nesta hora, muitas empresas buscam economizar e utilizar um livro de ponto adquirido em qualquer papelaria (ou impresso de algum site). Algumas até optam por não controlar o ponto. Isso é um risco grande para empresa.

O preenchimento equivocado do livro ponto e a total falta de controle do ponto pode gerar uma série de problemas trabalhistas no futuro, apesar de parecer uma economia no curto prazo.

Mas quais são todos os problemas e benefícios de fazer o controle de ponto de funcionários por um livro de ponto?

Problemas de usar um Livro de Ponto

Há uma séria de problemas associado ao uso do livro de ponto para fazer o controle de jornada de trabalho dos funcionários:

Fisicalidade dos registros

Por definição, o livro de ponto é algo físico, impresso em papel. Isso pode gerar uma série de problemas quanto a perda do livro que contém os dados dos pontos dos funcionários.

Mesmo se a empresa mantiver a organização dos documentos em dia, é necessário arquivar os livros de ponto já preenchidos por muitos anos!

A empresa teria que investir em arquivos bem grandes caso tivesse muitos funcionários.

Fraudes no Livro de Ponto

As fraudes são muito facilitadas ao utilizar um livro de ponto, tanto por empresas quanto por funcionários. Infelizmente, ainda é comum ver empresas preenchendo livros de ponto por seus funcionários, o que configura fraude séria e pode acarretar em processos trabalhistas.

O famoso controle de ponto com jornada  “britânica” (quando os horários de entrada e saída nunca variam) já nem é mais aceito como forma de prova para o controle da jornada do funcionário.

Do lado do funcionário, é muito simples fazer anotações de horários que não condizem efetivamente com o horário trabalhado.

Também é facilitado a anotação de ponto para outra pessoa, caso o livro de ponto fique sem supervisão.

Rasuras no Livro de Ponto

Erros acontecem, isso é um fato. Quando se preenche o livro de ponto de forma errônea, o único jeito de fazer o ajuste é a rasura. Isso diminui a segurança jurídica deste meio de controle de ponto.

Não bastasse isso, as rasuras e a própria letra do funcionário podem levar a erros no momento em que gestor ou contador estiver fazendo o tratamento do ponto ou utilizando essas informações para preparar relatórios contáveis ou a própria folha de pagamento.

Comunicação com contador complexa

Contadores e gestores financeiros tem que ter acesso ao livro de ponto para fazer o seu trabalho. Se eles não trabalharem no mesmo local onde o livro se encontra, isso faz com que ele seja transportado, gerando custos com correios ou motoboys.

E como o livro precisa ser guardado, provavelmente precisará ser enviado de volta.

Filas

Na hora do almoço todos querem sair ao mesmo tempo. Mas como esse é um intervalo previsto na jornada de trabalho, é preciso fazer a anotação de saída no livro ponto. Naturalmente isso causa uma grande fila. Isso pode ser apenas um incômodo caso haja poucas pessoas.

Contudo, se houver várias, o atraso na marcação pode ter implicações na quantidade de horas trabalhadas pelo funcionário na hora de fechar a folha e pagar horas extras ou deduzir horas não trabalhadas.

Acesso a informações

Tanto funcionários quanto gestores e empresários querem estar a par das horas trabalhadas. O livro de ponto acaba tornando isso difícil pois não permite fazer contas. Além disso, funcionários não conseguem ter acesso imediato as suas informações.

Benefícios de usar um Livro de Ponto

Preço (inicial)

Um dos poucos benefícios de se utilizar o livro de ponto é que ele é muito barato para se adquirir. Apesar de tudo, o custo de se comprar diversos livros de ponto ao longo do tempo e os outros custos envolvidos com o seu uso podem não compensar para a empresa

Instalação imediata

O ponto por livro pode começar a ser utilizado imediatamente. Basta colocá-lo em um local ideal e começar a fazer o controle de ponto de funcionários.

Contudo, ferramentas modernas de controle de ponto digitais como as da mywork também possuem a facilidade de poderem ser implementadas na empresa imediatamente.

E a sua empresa, utiliza um livro de ponto ou já mudou para alguma ferramenta mais moderna de controle de ponto? Qual a sua opinião sobre os livros de ponto? Deixe seus comentários abaixo

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter