Controle de Ponto

Controle de ponto para startups: é importante?

O controle de ponto para startups traz mais segurança para o dia a dia de trabalho dos funcionários e dos fundadores. Entenda mais!


Você já se perguntou como deve ser feito o controle de ponto para startups?

Vamos descobrir juntos!

O que é uma startup?

As startups costumam ser conhecidas por algumas características presentes no “senso comum” de mercado: geralmente são empresas que começam suas atividades sem muito investimento, com um número reduzido de colaboradores (às vezes os únicos trabalhadores são os próprios fundadores do negócio), no intuito de resolver um problema e atender à uma dor que o mercado tradicional ainda não conseguiu solucionar ou atingir.

Também são muito conhecidas por serem empresas inovadoras, que adotam metodologias de trabalho mais ágeis e menos burocráticas do que as empresas tradicionais. Além disso, costumam ser mais flexíveis e ter uma cultura organizacional mais informal

A mywork é um exemplo disso! Nós surgimos a partir da percepção de que o controle de ponto é uma tarefa muitas vezes complexa e onerosa para as empresas brasileiras, principalmente para aquelas de pequeno e médio porte. 

Nosso objetivo, portanto, é desenvolver soluções que resolvam os problemas relacionados ao controle de ponto e gestão de jornada de trabalho nas organizações. Deu pra entender?

O que diz a legislação sobre a jornada de trabalho nas startups?

Como dissemos anteriormente, as startups costumam ser mais flexíveis e isso se estende, também, às jornadas de trabalho. Os horários de entrada e saída, bem como o período de intervalo dos funcionários, geralmente é mais flexível nas startups. 

E isso não significa que o dia a dia de trabalho seja bagunçado! Muito pelo contrário, as startups que adotam horários flexíveis são completamente amparadas pela lei, já que as regras trabalhistas preveem a realização da chamada jornada de trabalho flexível.

O horário flexível faz com que o cumprimento das horas de trabalho seja menos rígido! Isso porque o trabalhador pode decidir como melhor cumprir as horas de trabalho, desde que cumpra as horas previstas em contrato de trabalho.

Por lei, os funcionários que são contratados pelo regime da CLT devem cumprir 8 horas diárias de trabalho, com direito a 1 hora de intervalo intrajornada. Na jornada flexível, desde que o trabalhador realize as 8 horas diárias, é possível entrar e sair do trabalho a qualquer momento.

Isso traz muita autonomia e praticidade para o dia a dia dos funcionários, já que esse tipo de jornada permite que outros compromissos sejam atendidos além do trabalho.

Mas a jornada flexível nas startups não causa muita confusão?

Sei que num primeiro momento a ideia de uma jornada de trabalho flexível pode parecer estranha, especialmente em startups. Sabemos que esse tipo de empresa por vezes carrega um estereótipo negativo de “muita informalidade” e até mesmo de desorganização. Mas tal ideia se mostra cada vez mais ultrapassada, especialmente entre startups que 1) utilizam sistemas de controle de ponto e 2) produzem sistemas de controle de ponto.

O controle de ponto para startups é obrigatório?

Como qualquer outra empresa, as startups devem começar a fazer o controle de ponto da empresa quando esta atingir 20 funcionários contratados pela CLT. Caso a startup tenha menos de 20 funcionários contratados nesse regime, o controle de jornada de trabalho não é obrigatório.

De toda forma, é interessante mencionar que mesmo sem o número mínimo de funcionários, muitas empresas, inclusive startups, escolhem controlar o ponto de seus colaboradores.

Quais as vantagens do controle de ponto para startups?

Como dissemos anteriormente, são várias as startups que decidem fazer o controle de ponto de seus colaboradores e há uma série de motivos que levam estas empresas a fazer essa gestão de horas de trabalho.

A seguir, vamos elencar algumas das principais vantagens do controle de ponto para startups.

Adequação às leis trabalhistas

Independentemente da quantidade de funcionários, as startups que fazem o controle de ponto de seus funcionários se beneficiam muito da adequação às leis trabalhistas. 

Não apenas a empresa garante que todos os colaboradores estão cumprindo as horas de trabalho previstas em contrato, mas essa prática torna o controle de ponto numa prática comum na empresa que não precisará ser implementada no futuro, quando houver 20 funcionários no time.

Segurança e transparência

O controle de ponto para startups também traz mais segurança para o dia a dia de trabalho dos funcionários e dos fundadores. 

A gestão das horas trabalhadas assegura o pagamento correto de horas extras, adicionais noturnos e o cálculo correto de bancos de horas, além de garantir total transparência em relação à jornada de trabalho feita pelo funcionário.

Tudo isso também evita possíveis problemas trabalhistas relacionados à falta de pagamento correto de verbas atreladas à jornada (como, por exemplo, horas extras). Ao ter a jornada de trabalho computada corretamente, a empresa tem como comprovar todas as horas trabalhadas pelo funcionário e, se for necessário, pode se defender em casos de ações trabalhistas.

Múltiplas opções

O controle de ponto para startups pode ser feito de MUITAS formas, mas a mais indicada (e, naturalmente, mais utilizada nesse tipo de empresa) é o controle de ponto online.

Esse tipo de solução traz muita praticidade e agilidade para o processo de controle de jornada de trabalho, que são fatores essenciais em todas as startups, além de ser a forma mais inovadora de controle de ponto. A mywork é a startup que definitivamente entende de controle de ponto para startups! rs. Você pode testar a nossa solução de forma gratuita durante 15 dias clicando aqui ou preencha o formulário a seguir!

[hubspot portal=”4443355″ id=”228d461d-09e4-4c8c-bd66-2a7bf1f5fb92″ type=”form”]

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter