controle de ponto online gratuito controle de ponto online gratuito

Controle de Ponto Online Gratuito: É Possível?

6 minutos para ler

Como a maioria das pessoas já sabe, fazer o controle de ponto dos funcionários é algo obrigatório por lei para empresas com mais de 10 funcionários. A empresa precisa começar a marcar ponto neste momento sob pena de processos trabalhistas e autuação do ministério do trabalho. Quando atingem esse tamanho ou, infelizmente, quando sofrem algum problema devido a marcação de ponto não efetiva, muitos gestores ou donos do próprio negócio começam a procurar por um serviço de controle de ponto online gratuito.

O controle de ponto online gratuito vem sendo cada vez mais buscado por pequenas e médias empresas para economizar. Há várias maneiras de gratuidade: número de funcionários restrito (ex: o sistema de controle de ponto online gratuito permite apenas 3 funcionários), limitação de dias (ex: o controle de ponto online gratuito pode ser usado por alguns dias, mas de forma completa) ou até mesmo de funcionalidade, quando o sistema não oferece tudo que há na versão paga.

Na grande maioria dos casos, as empresas acabam vendo valor no sistema de controle de ponto online gratuito e optam por pagar sua mensalidade, principalmente quando o comparam com outras alternativas que são mais caras ou mais ineficientes como o livro de ponto, relógio de ponto biométrico ou um relógio de ponto cartográfico.

Mas como funcionam essas soluções? Elas são permitidas por lei? São adequadas a qualquer tipo de empresa? Para responder essas e outras perguntas, nós da mywork resolvemos escrever este artigo.

Como funciona um controle de ponto online gratuito?

Pode parecer óbvio, mas um sistema de controle de ponto online gratuito é, por definição, “online”. Ou seja, todas as marcações de ponto, acessos ao sistema e qualquer outra interação é feita pela internet. Tipicamente o sistema pode ser acessado pelo navegador, tanto no desktop, tablet ou celular. Os melhores sistemas de controle de ponto online gratuito são adaptados para qualquer tamanho de tela.

Há também aqueles que possuem um app de ponto eletrônico, o que facilita a marcação do ponto para os funcionários, principalmente aqueles que estejam fora do escritório ou local de trabalho. Em muitos casos, o funcionário pode estar em uma região com pouco acesso à rede 3G/4G ou ter um pacote dados limitado. Apesar de o aplicativo também necessitar de internet, é comum que eles permitam a marcação do ponto de forma offline justamente para resolver esses casos.

O gestor ou dono do negócio cria uma conta na plataforma e convida os funcionários adicionando um e-mail ou telefone. O funcionário receberá um e-mail ou sms para aceitar o convite e, a partir deste momento, estará habilitado a bater o ponto.

A qualquer momento é possível exportar relatórios para o contador ou departamento financeiro realizarem a contabilidade e processar a folha de pagamento. Esses relatórios já tipicamente vem com cálculos automáticos de pagamento de horas extras, banco de horas e adicional noturno. O controle de ponto online gratuito já costuma vir com essas funcionalidades integradas ao sistema.

Além disso, os sistemas mais modernos ainda incluem a opção de fazer o tratamento de ponto diretamente pelo sistema, sem a necessidade de se adquirir um software de tratamento de ponto à parte.

O controle de ponto online gratuito é seguro? É permitido por lei?

Escrevemos diversos artigos falando sobre a legislação de controle de ponto neste blog.  Em suma, é permitido que empresas façam o controle de horas trabalhadas de maneira online. A portaria 373 do Ministério do Trabalho de 2011 tirou a exigência de se usar um relógio físico homologado. Há apenas algumas regrinhas que precisam ser seguidas e que podem ser lidas no link acima.

Quanto à segurança, estes sistemas costumam ser tão ou até mais seguro que os métodos tradicionais de controle de ponto. Integrado ao sistema de controle de ponto online gratuito vem métodos de prevenção de fraudes como:

  • Senhas: Cada funcionário tem sua própria senha para entrar no sistema e registrar seu ponto
  • Verificação de IP: Cada ponto registrado vem acompanhado do IP da rede onde o ponto foi batido para garantir que ele foi marcado em um local conhecido (ex: escritório)
  • Geolocalização: O local onde o ponto foi registrado também fica marcado. Assim, funcionários externos podem mostrar onde estavam quando marcaram o ponto
  • Foto: Alguns sistemas de ponto tiram uma foto da pessoa no momento da marcação para dar mais segurança
  • Biometria: Reconhecimento de voz, digital ou facial também podem ser utilizados para garantir que a pessoa marcando o ponto é exatamente quem deveria ser

Quais empresas se beneficiam mais de um controle de ponto online gratuito?

Os sistemas de ponto online costumam funcionar incrivelmente bem para pequenas e médias empresas. Isso porque eles são muito mais baratos que os sistemas tradicionais. Em um estudo nosso, os sistemas de ponto online são o método mais barato de fazer o controle das horas trabalhadas dos funcionários. Como o único custo é a mensalidade por funcionário, a empresa não tem o custo de comprar um relógio de ponto caro que frequentemente custa mais de R$2.000. Além disso, não há custo de manutenção, bobinas, ou mesmo custo pelo suporte.

Empresas que possuem funcionários externos também podem se beneficiar muito de um sistema online. Colaboradores que por algum motivo não estiverem no local de trabalho, seja por trabalharem na rua (ex: vendedores) ou de casa (ex: home office).

Empresas um pouco maiores podem também gostar das integrações e relatórios detalhados dos funcionários, tornando a vida do departamento pessoal e e recursos humanos muito mais tranquila. Processos antiquados de revisão de pontos que antes tomavam muito tempo dos funcionários dessas áreas agora também pode ser automatizado quase que completamente.

E como posso começar?

Caso você e a sua empresa tenham o interesse em conhecer mais sobre o sistema, é possível um teste grátis do sistema de controle de ponto online gratuito neste link. Basta criar uma conta e começar a convidar os colaboradores para marcar o ponto.

Se preferir, é possível também preencher o formulário na nossa página que um de nossos representantes entrará em contato assim que possível.

Posts relacionados

6 comentários em “Controle de Ponto Online Gratuito: É Possível?

    1. Olá, Edvaldo! O valor mensal para 10 funcionários é de R$ 7,50 por funcionário e o valor anual tem um desconto de 15% sobre esse valor, o que fica 6,40 por funcionário!

Deixe um comentário