ponto via web ponto via web

Como um ponto via web facilita a vida do departamento pessoal?

5 minutos para ler

Quando se trata de fazer o controle de ponto de colaboradores, as empresas têm hoje uma série de métodos a sua disposição. É possível utilizar tanto um antigo livro de ponto ou já partir para soluções modernas que ajudam a minimizar fraudes como o ponto via web e o app de controle de ponto. Cada solução tem seus prós e contras e é importante saber qual é a mais adequada ao seu negócio. Contudo, muitas empresas têm optado por utilizar ferramentas digitais como o ponto via web para melhorar a performance dos seus funcionários e do próprio departamento pessoal. O ponto via web permite uma série de melhorias para a empresa:

Controle de ponto em tempo real

O ponto via web permite que tanto os funcionários quanto os gestores façam a sua marcação de ponto online através de um computador, tablet ou celular. Essa informação é imediatamente registrada nos servidores e fica à disposição do gestor e do próprio funcionário. Com isso, é possível acompanhar funcionários que chegaram adiantados ou atrasados e tomar as ações necessárias quando precisar. Também é possível ver funcionários que eventualmente faltaram e fazer esse controle de faltas para depois ajustar a folha de pagamentos.

Minimização de erros na marcação de ponto

Quem utiliza livros de ponto sabe bem que é comum haver rasuras ou, em alguns casos, até a perda completa dos pontos batidos caso o livro de ponto se extravie por acidente. Este último caso é muito comum caso a contabilidade seja externa e necessite acesso aos registros de ponto ou quando há a necessidade de se consultar livros de ponto antigos que não foram guardados de forma adequada. Com o ponto via web isso é impossível de acontecer dado que o controle de ponto é feito completamente na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar, tanto pelo gestor quanto pelo próprio funcionário. Em algumas ferramentas, ainda é possível criar lembretes e notificações para evitar que os funcionários esqueçam de bater o ponto, minimizando ainda outro problema comum dos métodos de controle de ponto tradicionais

Minimização de fraudes no batimento de ponto

Fraudes são um grande problema em muitas das relações trabalhistas. Infelizmente, ainda é muito comum casos de haver empregadores tentando burlar o ponto de seus funcionários, seja batendo o ponto por eles ou alterando os registros. Do lado dos funcionários, também é comum ver trocas de crachás, registro de ponto por outro colaborador ou pequenos atrasos deliberados para futuro recebimento de horas extras. O ponto via web dificulta que isso aconteça dando mais segurança para ambas as partes. O ponto via web dispõe de ferramentas de segurança como senhas, controle de IP dos pontos, geolocalização, fotos entre muitos outros mecanismos. Por estarem na nuvem, os pontos batidos também jamais podem ser alterados, em cumprimento as resoluções do ministério do trabalho.

Funcionários externos

Empresas com funcionários externos, sejam eles de prestadores de serviços terceirizados, vendedores, empregados da construção civil entre muitas outras atividades, têm muita dificuldade de fazer o controle de ponto destes funcionários. Um ponto via web permite que elas não só economizem com os caros relógios de ponto, mas também saibam exatamente onde que seus funcionários estavam no momento da marcação do ponto. É mais uma segurança jurídica que traz paz de espírito para os gestores.

Automatização de processos com o ponto via web

Criar relatórios dos pontos batidos e mandar para o escritório de contabilidade, fazer o tratamento de ponto e dar para o funcionário assinar, fazer o controle de banco de horas, entre muitas outras tarefas podem ser praticamente automatizadas com o ponto via web. Isso deixa a vida do gestor de DP, que já é bastante atarefada, muito mais tranquila. É possível focar mais na parte estratégica e deixar o sistema de controle de ponto via web resolva os processos chatos do dia a dia

Segurança jurídica

Não é só o departamento pessoal que se beneficia de uma tecnologia como o ponto via web, mas também o departamento jurídico. Empresas de todos os tamanhos sabem como é difícil lidar com a legislação trabalhista no Brasil e como os processos trabalhistas são infelizmente muito comuns. Um sistema de controle de ponto via web permite que empresas que não faziam o controle adequado de ponto, seja por uma razão de custos ou outras razões comuns, possam fazer este controle de forma barata e fácil de implantar. O controle de ponto via web já é permitido na grande maioria dos casos e colocar um sistema de ponto via web para funcionar não costuma demorar mais de 5 minutos.

O sistema de controle de ponto via web da mywork tem todas as características acima e é focada em pequenas e médias empresas brasileiras, independente de seu porte ou número de funcionários. Para começar a utilizar a plataforma, basta criar uma conta e testar por 30 dias grátis ou entrar em contato conosco.

Posts relacionados

2 comentários em “Como um ponto via web facilita a vida do departamento pessoal?

Deixe um comentário