Controle de Ponto

Reduzir Atraso de Funcionários

Está com dúvidas em relação a Reduzir Atrasos? Acesse a mywork e tenha acesso às melhores informações sobre o assunto. Venha agora!


Um grande problema que as empresas enfrentam no dia a dia é o atraso de funcionários. Tipicamente, a grande maioria dos funcionários costuma chegar na hora com exceção de um ou outro funcionário. Isso traz imensos problemas para as empresas, incluindo a perda de negócios e pagamento de horas extras para compensar o período não trabalhado.

Nós da mywork fizemos inclusive um estudo com os pontos dos nossos clientes publicado no Estadao e no Globo mostrando que os brasileiros, na média, chegam 6 minutos atrasados no trabalho. Pode parecer pouco, mas o atraso de funcionários durante um ano pode significar até 1,3% de perda de produção da empresa (e PIB). Em um ambiente em que a competição entre as empresas de todos os segmentos só aumenta, ninguém pode se dar ao luxo de ter consistentemente problemas com atraso de funcionários.

Mas como prevenir o atraso de funcionários? Quais são as medidas que podem ser tomadas no caso de atrasos reincidentes? Como incentivar os funcionários a chegar na hora? Para responder estas e outras perguntas, nós decidimos escrever este artigo para ajudar empresas e funcionários a melhorar a pontualidade da empresa!

Quais são as consequências legais do atraso de funcionários?

O atraso de funcionários não impacta apenas o volume de trabalho realizado. Ele também tem consequências sérias no que diz respeito a folha de pagamento. De acordo com a CLT, todos os atrasos (e adiantamentos) de 5 minutos ou menos estão dentro da tolerância e não contabilizados. Caso os atrasos (ou adiantamentos) somem mais de 10 minutos entre todos os pontos do dia (incluindo aqueles nos intervalos da jornada de trabalho), eles são incluídos como horas extras/devedoras ou descontadas do banco de horas.

Os atrasos recorrentes podem justificar um processo de demissão do funcionário por justa causa, caso ele já tenha sido repreendido formalmente no passado por esta mesma razão. Contudo, os atrasos são diferentes das faltas justificadas, que podem ocorrer por diversos motivos previstos na CLT.

Como prevenir o atraso de funcionários?

É necessário entender as razões atrás do atraso de funcionários. O funcionário está desmotivado? Passando por alguma dificuldade pessoal? Ou o problema é no transporte público? Identificando o problema é possível ter uma conversa com o funcionário focada em resolvê-lo. Contudo, caso o atraso do funcionário aconteça apenas por descuido deste, a melhor solução pode ser outra.

Há uma série de medidas que as empresas podem tomar para evitar ao máximo atraso de funcionários. As medidas variam de “incentivos” a “punições”. Em muitos casos é melhor para relacionamento entre o funcionário e a empresa que haja uma conversa honesta sobre horários antes de qualquer outra atitude mais drástica por parte da empresa. De qualquer forma, há algumas medidas que a empresa pode tomar são:

  • Premiações para os mais pontuais: Algumas empresas fazem da pontualidade um fator de premiações e até mesmo de promoções. Gestores podem utilizar um sistema de controle de ponto online para acompanhar a chegada ao trabalho dos funcionários e fazer uma análise detalhada dos atrasos dos funcionários
  • Café da manhã: Ficou famoso o caso do Google que oferecia café da manhã para os seus funcionários sem qualquer tipo de custo para incentivá-los a não chegar tarde. O café da manhã ocorria apenas até certo horário e para não perdê-lo, os funcionários chegavam mais cedo. Pode ser difícil para algumas empresas oferecer este tipo de benefício, mas é uma ideia muito interessante!
  • Banco de Horas: Caso não seja de extrema importância a hora de chegada do funcionário quando comparado ao total de horas trabalhadas, implementar um sistema de banco de horas pode ser a melhor forma de compensar o tempo de atraso. Com ele, as horas atrasadas serão acumuladas e podem ser descontadas do salário ou compensadas com mais horas de trabalho em outros dias.

E os funcionários, como podem se organizar melhor?

Se você é funcionário e tem tido dificuldades para chegar na hora no trabalho, o primeiro passo você já fez: identificar o problema e buscar uma solução neste artigo! Saiba que o atraso de funcionários é algo que acontece com muitas pessoas. Contudo, para funcionários que querem ser bem avaliados e promovidos, chegar no horário certo pode ser o grande diferencial. Algumas ideias para ajudar com isso são:

  • Dormir mais cedo: Muitos dos casos de atraso de funcionários se deve a uma noite mal dormida. Tentar criar uma rotina e dormir cedo pode ser a diferença entre acordar descansado ou sequer escutar o alarme!
  • Ter uma atividade antes do trabalho: Algumas pessoas gostam de ter atividades antes do trabalho, como levar os filhos a escola ou ir a academia. Isso tende a facilitar a chegada no trabalho no horário correto
  • Fazer uma atividade física e comer bem: Pessoas que fazem atividades físicas e comem bem tendem a ter noites de sono mais bem dormidas.

Como controlar o horário de chegada dos meus funcionários?

Controlar o atraso de funcionários pode ser bastante complicado sem ajuda de um sistema adequado. Utilizar um livro de ponto pode não ser confiável pois não há garantia que o horário lá registrado ocorreu de foto. Uma planilha de controle de ponto também possui o mesmo problema.

A melhor forma de fazer este controle é utilizar um sistema de controle de ponto online, que permite a marcação em um app de ponto eletrônico ou com um ponto via web. Com ele você consegue não só ter o controle das chegadas dos funcionários mas também ter a segurança de estar cumprindo com a legislação de controle de ponto, emitir relatórios para ser enviados à contabilidade para elaboração da folha de pagamento entre muitos outros benefícios.

Caso você queira testar a plataforma da mywork, basta criar uma conta aqui e começar! Caso queria falar com um de nossos representantes basta se cadastrar no nosso site que entraremos em contato o mais rapidamente possível!

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter