Jornada de Trabalho

Como Implementar Controle de Assiduidade?

Está com dúvidas em relação a Implementar Controle de Assiduidade? Acesse a mywork e tenha acesso às melhores informações sobre o assunto. Venha!


Parte das tarefas que um profissional de RH deve fazer no dia a dia envolve o controle de assiduidade dos funcionários da empresa.

O controle de assiduidade é um dos mais importantes indicadores de produtividade em um negócio, já que ajuda a identificar se as equipes estão cumprindo com suas tarefas e projetos. Também é uma boa forma de avaliar o engajamento dos funcionários com as atividades diárias.

Por ser um importante instrumento de avaliação de desempenho, o controle de assiduidade deve ser um dos indicadores principais de qualquer RH.

A seguir, vamos falar mais sobre como você pode implementar o controle de assiduidade no RH da sua empresa e extrair análises interessantes deste indicativo.

O que é o controle de assiduidade?

O termo “assiduidade” significa constância, frequência ou regularidade. O controle de assiduidade, portanto, trata-se do acompanhamento da regularidade dos funcionários em suas atividades de trabalho.

A gestão e controle de assiduidade podem ser feitos de várias formas diferentes, mas a melhor maneira de fazer isso é utilizando ferramentas de controle de ponto automáticas. 

Um controle de ponto online, além de ajudar a organizar as jornadas de trabalho dos colaboradores, também ajuda a acompanhar questões mais sutis relacionadas ao dia a dia das equipes, tais como atrasos, faltas, períodos de intervalo intrajornada, entre outras. 

Como posso controlar a assiduidade dos funcionários?

Se os funcionários têm poucas faltas e atrasos, realizam suas atividades com dedicação para entregar os melhores resultados e cumprem com suas jornadas de trabalho adequadamente, eles podem ser considerados assíduos. 

O departamento pessoal pode estabelecer algumas estratégias para construir uma gestão de assiduidade eficiente. 

Uma destas estratégias é realizar pesquisas de satisfação periódicas com os funcionários, como uma maneira de avaliar quais são os pontos positivos que impactam na assiduidade e produtividade das equipes e quais podem ser melhorados.

Controle de Assiduidade

Nesta pesquisa, é interessante avaliar algumas questões, como:

  • Se existe algum conflito entre os líderes e suas equipes;
  • Se há alguma questão estrutural na empresa, como iluminação, cadeiras, barulho, ventilação, etc, que está impactando negativamente as atividades dos colaboradores;
  • Se há dificuldades de comunicação entre os colaboradores e seus gestores ou entre diferentes departamentos que precisam trabalhar em conjunto;
  • Se as equipes estão fazendo muitas horas extras, o que pode indicar a necessidade de contratar mais funcionários

Qual é a melhor ferramenta para controle de assiduidade?

Como você certamente já entendeu, o controle de assiduidade é parte fundamental do dia a dia da gestão de pessoas na maioria esmagadora das empresas. 

Até mesmo pequenos negócios têm muito a se beneficiar do controle de assiduidade, pois isso ajuda os gestores a saber quais pequenas mudanças podem melhorar o dia a dia de trabalho.

Questões como estas são muito mais facilmente identificadas com controles de jornada digitais, tais como o da mywork

O sistema de ponto online da mywork permite que os gestores controlem o ponto dos funcionários de maneira fácil e prática, com um sistema intuitivo, eficiente e muito acessível.

Clique aqui para testar a mywork gratuitamente durante 15 dias!

Confira mais temas essenciais para o seu RH!

Acesse nossos artigos e entenda tudo o que você precisa saber sobre controle de ponto!

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter