Documentos

Diferença entre RH e Departamento Pessoal

Determinar a diferença entre RH e departamento pessoal não é uma tarefa fácil. Para isso, escrevemos este guia para te ajudar!


Há muitas dúvidas nas pessoas quanto a diferença entre e RH e departamento pessoal. Seria o DP (departamento pessoal) uma sub-área dentro da grande área de recursos humanos? Seria o DP algo completamente separado da área de recursos humanos? Sabemos que avaliações de desempenho e entrevistas de emprego são tipicamente tocadas pelo RH, mas e o processo de demissão de funcionários? Pagamento de horas extras? Onde que começa e termina o RH e onde começa e termina o DP?

Não são questões fáceis de ser respondidas. A verdade é que não há uma definição universalmente aceita sobre a diferença entre o RH e o Departamento Pessoal. Ela tipicamente varia conforme o porte da empresa e, principalmente, o número de funcionários que a empresa possui. De qualquer forma, nós da mywork resolvemos escrever a nossa visão sobre qual a diferença entre as duas áreas e como as empresas e funcionários podem ser organizar para dividir suas atribuições específicas.

Atividades do RH: quais são as atribuições da área de recursos humanos?

A área de recursos humanos é responsável por boa parte das atividades que envolvem contato direto com os funcionários, diferente do DP que muitas vezes realiza tarefas operacionais complexas, mas frequentemente sem contato direto com o colaborador. Começando pelo RH, há algumas atividades que são tipicamente tocadas por essa área:

  • Recrutamento e seleção de pessoas – As atividades que envolvem procurar, entrevistar e selecionar candidatos para novas vagas dentro da empresa é tipicamente conduzida pelo RH. Esse processo em geral começa postando vagas em sites de emprego como LinkedIn, Vagas.com, Catho ou, até mesmo, sites de faculdades. Caso a empresa seja de pequeno porte, é comum que esta atividade seja conduzida pelo(a) próprio(a) dono(a).
  • Avaliações de desempenho – O processo de coletar os feedbacks dos gestores, preparar avaliações e conduzir sessões com os funcionários é também algo que diferencia o RH do departamento pessoal. Estas avaliações são imprescindíveis para promoções, demissões e pagamento de PLR/bônus aos funcionários.
  • Treinamento – A área de recursos humanos é responsável por conduzir treinamentos aos funcionários. Esses treinamentos São feitos tanto no processo de admissão do funcionário quanto durante todo o seu período como colaborador da empresa. Tipicamente em empresas grandes há uma obrigatoriedade de se realizar treinamentos periódicos. Em empresas menores, os treinamentos podem ser mais espalhados e informais.
  • Políticas salariais e benefícios – Estudar e determinar as políticas salarias e de benefícios da empresa é feito pelo RH. Nesta atividade inclui-se fazer pesquisa de mercado para determinar faixas salariais, estudar e contratar benefícios aos empregados como Vale Transporte, Vale Refeição, plano de saúde, seguro de vida etc. Esse trabalho deve ser feito periodicamente.
  • Atividades de integração e motivacionais – O RH é a área que lida com a organização de atividades recreativas e motivacionais dos funcionários, como palestras e eventos de integração dos funcionários

Há, claro, mais atividades que podem ser realizadas pelo RH dependendo da empresa. Uma grande diferença entre o RH e o departamento pessoal é que o RH acaba sendo tocado principalmente pelos donos ou gestores das empresas pequenas diretamente. O DP, por outro lado, é tipicamente terceirizado nestes casos.

Atividades do departamento pessoal: quais são as atribuições da área de DP

A área de departamento pessoal é imprescindível em empresas de todos os portes, seja ela terceirizada ou não. A grande maioria das atribuições do DP são de tarefas recorrentes que exigem lidar com sistemas de pagamento, controle de ponto e planilhas para análises. Em muitos casos, o próprio contador da empresa pode ser responsável por boa parte das atividades. Nas empresas grandes, no entanto, é comum que haja uma equipe dedicada à essas atividades:

  • Controle de ponto – Independente do método de controle de ponto utilizado, seja ele um controle de ponto online por aplicativo, relógio de ponto biométrico, relógio de ponto cartográfico ou, até mesmo, um livro de ponto tradicional, a gestão do ponto dos funcionários é uma atividade executada pelo departamento pessoal. A gestão do ponto inclui fazer o tratamento do ponto, seja através de um software ou não, e preparar as informações para alimentar a folha de pagamento.
  • Pagamento de salários – Pagar o salário, incluindo as horas extras, adicional noturno e outros adicionais como o de insalubridade e periculosidade é também uma atividade do departamento pessoal. É comum que os dados que envolvem a elaboração da folha de pagamento sejam enviados para o contador que, por sua vez, retorna os holerites para que a empresa faça o pagamento dos honorários
  • Controle de férias – Fazer o controle de gestão das férias dos funcionários também é uma atividade do DP. Para isso, é comum que se utilize algum software ou planilha para controlar esses dias. É importante que o DP faça essa atividade pois ela gera implicações para a folha de pagamento.
  • Negociações com sindicatos – Fazer acordos coletivos e convenção coletiva de trabalho é mais uma atribuição que, tipicamente, recai ao departamento pessoal. Contudo, como essas discussões são bastante complexas, é possível que alguém sênior da equipe de RH esteja envolvido.
  • Admissão e Demissão de funcionários – O processo de fazer exames admissionais, preencher carteira de trabalho, verificar antecedentes criminais e preparar todas as outras documentações para que o funcionário possa ser admitido ou demitido da empresa é uma atividade do departamento pessoal.

Conclusão

As diferenças entre RH e departamento pessoal não são fáceis de determinar. Em empresas pequenas pode não haver distinção entre quem toca cada uma das atividades. Contudo, quanto mais a empresa cresce, mais essas duas áreas vão ficando distintas umas das outras.

A mywork é um sistema de controle de ponto online que permite deixar mais eficiente várias atividades feitas pelo departamento pessoal. Com o sistema, você consegue controlar o ponto de funcionários externos e internos e permitir que batam o ponto por aplicativo ou computador. Tudo isso com uma série de medidas de segurança para garantir a veracidade do ponto. Caso queira fazer o teste grátis, basta acessar este link e criar a sua conta ou entrar em nosso site e preencher nosso formulário para que entremos em contato!

Posts similares

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Toda a semana uma novidade fresquinha no seu e-mail!

Inscreva-se na newsletter